Torneio Científico premia melhores projetos de estudantes

Os alunos que tiveram destaque no desempenho dos desafios propostos pelo evento, foram premiados pelos organizadores

18/01/2013 10h02 - Atualizado em 03/05/2024 às 12h58
estudantes Luciano Tenório, Jéssika Rocha, Jonas Duarte, Bruno Permínio, Luiza Rodrigues, Patrick Leite e Felipe Pedrosa. Organizadores do 1º Torneio de Integração Científica

Manuella Soares – jornalista

O incentivo à prática durante a graduação foi o ponta pé inicial para a realização do 1º Torneio de Integração Científica, realizado pelo Programa Especial de Capacitação Discente do Centro de Tecnologia da Ufal (Pec-Discente). A espécie de gincana científica aconteceu em várias etapas desde novembro do ano passado e concluída neste mês de janeiro. Os organizadores do torneio premiaram os vencedores numa cerimônia descontraída no auditório do Severinão, na tarde da última terça-feira, 16.

O resultado da primeira edição do torneio foi comemorada. “Foi uma experiência ótima, porque fugimos do lugar-comum e demos oportunidade de conhecimento em áreas que os estudantes ainda não tinham contato”, destacou Bruno Permínio, aluno do 8º período de Engenharia Químia e coordenador do evento.

Superando as expectativas da organização, os alunos se engajaram no projeto e inscreveram equipes para encarar desafios em cinco áreas diferentes: Bombeamento Alternativo de Água, Concreto Convencional, Pontes de Espaguete, Produção de Biocombustíveis e Otimização de Investimentos. A ideia era pesquisar sobre o tema para construir e executar um projeto, em seguida, os grupos deveriam produzir um artigo relacionado à criação e apresentar o trabalho a uma banca composta por professores da Ufal.

Cerca de 120 pessoas, entre docentes, monitores e alunos, participaram do torneio. “Ficamos muito felizes com o resultado. É um incentivo à iniciação científica de forma integrada, porque além dos cursos do Ctec, alunos de outros cursos também puderam participar”, lembrou o professor Eduardo Toledo, coordenador do Pec-Discente.

O entusiamo do momento da premiação gerou um ânimo a mais para programar uma próxima edição do Torneio de Integração Científica. “Faremos um balanço de todos os pontos para saber o que podemos melhorar. Estamos esperando as respostas do questionário de satisfação dos participantes para assim, pensarmos em novos desafios numa segunda edição”, adiantou Permínio.

Confira quais foram os melhores desafiantes, premiados com medalha, Pen Drive e certificado de campeão:

Desafio de Biocombustíveis

Equipe: EquiPERIÓDICA