Campus Arapiraca representa Ufal no Projeto Rondon

Oito estudantes e dois professores embarcaram para São João do Piauí para realizar ações para a população da cidade

25/01/2013 11h10 - Atualizado em 03/05/2024 às 12h58
Dentre as atividades, para descontrair, a equipe se diverte ao promover o Baile da Terceira Idade

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Oito estudantes e dois professores da Universidade Federal de Alagoas embarcaram no último sábado, 12, para o município de São João do Piauí, para representar a instituição no Projeto Rondon. A iniciativa visa desenvolver diversos tipos de atividades com os populares das zonas urbanas e rural, além de apresentar propostas e sugestões aos prefeitos para melhor viabilização da administração municipal.

A equipe da universidade, coordenada pelos professores Antônio César e Elthon Oliveira e formada pelos alunos Alanna Albuquerque, Gabriele Laranjeiras, Jessica Duarte e Marcela Farias (Enfermagem), Bráulio Lima e Douglas Henrique (Educação Física), além de Gleyssielle Lira (Psicologia) e Marta Vilarins (Serviço Social), vem desenvolvendo a Operação Canudos, que deve seguir até o dia 27 de janeiro.

Segundo Elthon, marinheiro de primeira viagem, participar do projeto tem sido uma excelente oportunidade para os alunos, que podem colocar em prática o que aprenderam em sala, assim como tentar transformar a dura realidade das comunidades contempladas pela iniciativa. “Os estudantes e professores que estão participando do projeto passam a conhecer outras realidades, uma vez que as equipes rondonistas não podem trabalhar em seus estados de origem. Tal característica complementa a formação de todos os envolvidos, da comunidade local, dos estudantes e até mesmo, de nós, professores”, explicou.

Não diferente da visão do professor, as alunas Marcela Farias e Gleyssiele Gomes revelam que a experiência de participar do projeto lhes proporciona novos olhares sobre a realidade da população. “Não voltarei a mesma, visto que Rondon é transformação pessoal. Com certeza, eu voltarei mais humana, por que esse projeto é lição de vida e de amor”, disse Marcela, estudante de Enfermagem do Campus Arapiraca.

Já na visão de Gleyssiele, as ações desenvolvidas por eles cultivam e disseminam a cultura local de São João do Piauí, além de identificar pontos cruciais para melhoria da dinâmica da cidade. “Estamos construindo uma relação mútua com esse município. Enquanto colocamos em prática nosso conhecimento, a população tem nos ensinado bastante num sentido amplo, como lição de vida mesmo”, declarou a acadêmica de Psicologia.

Quem quiser acompanhar o andamento das ações desenvolvidas pela equipe da Ufal durante a participação no Projeto Rondon pode acessar o blog da equipe clicando no link.