Conselho Universitário aprova novo calendário acadêmico para 2012

Atividades do primeiro semestre serão encerradas em outubro e o ano letivo vai até 1º de abril

27/09/2012 11h38 - Atualizado em 03/05/2024 às 12h57
Consuni aprova novo calendário acadêmico

Lenilda Luna - jornalista

Em reunião realizada nesta segunda (24) e após algumas ponderações, o Conselho Universitário aprovou o novo calendário acadêmico de 2012 da Universidade Federal de Alagoas, para a conclusão das atividades após quatro meses de greve. A proposta apresentada pelo pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, visou à garantia dos cem dias letivos em cada semestre, as provas finais, além do recesso de final de ano e férias.

As aulas já foram retomados no dia 18 de setembro, após reunião do reitor Eurico Lôbo com o comando de greve, condição definida na assembléia dos professores, no último dia 12, para a retomada das atividades nos campi A.C. Simões, em Maceió, e do Sertão. Em Arapiraca, as atividades permanecem suspensas por decisão da comunidade acadêmica, que reivindica mais segurança na sede do campus.

Para completar os 29 dias letivos restantes e concluir o primeiro semestre de 2012, as aulas vão até 28 de outubro, incluindo o período de reavaliação, que será de 18 a 24 desse mesmo mês, e as provas finais, de 25 a 27 de outubro. As matrículas do segundo semestre serão realizadas de 3 a 7 de novembro, para o fluxo padrão, e de 8 a 10 de novembro para o fluxo individual.

O segundo semestre de 2012 começa no dia 12 de novembro. Haverá recesso de 23 de dezembro de 2012  até 7 de janeiro de 2013. Os 67 dias letivos restantes para o ano de 2012 vão de 8 de janeiro até 1º de abril de 2013. O período de provas finais será de 2 a 4 de abril de 2013. A previsão é que o ano letivo de 2013 comece no dia 15 de abril. "Com isso, a projeção é que o calendário seja normalizado, encerrando o ano letivo dentro do ano em curso, em março de 2014", explicou o pró-reitor de graduação.

Enade

Uma das preocupações durante a elaboração do novo calendário acadêmico foi permitir a conclusão do ano letivo em tempo hábil para que os estudantes participem do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, que, em 2013, vai avaliar os cursos da área de saúde. "Essa é uma condição para que os alunos se graduem e participem de seleções de mestrado ou outras atividades que exigem a conclusão do curso", ressaltou Amauri Barros.

Revisão

Uma questão levantada pelo representante do Diretório Central dos Estudantes, Lucas de Barros, foi a de que o Consuni recomende aos professores a realização de um período de revisão dos conteúdos. "Em alguns cursos, como Matemática, Engenharia Química e Comunicação Social, soubemos que as aulas foram retomadas já com provas e trabalhos para a nota na  primeira semana. Depois de tanto tempo sem aula, os estudantes estão sem ritmo para enfrentar avaliações", criticou o estudante.

O reitor Eurico Lôbo e a vice-reitora Rachel Rocha responderam ao questionamento do estudante e consideraram que uma recomendação feita pelos diretores de unidades acadêmicas será o suficiente para que os professores não apliquem atividades que valem nota. Por enquanto, seria revisão do conteúdo de antes da greve para retomar a programação curricular.

Ajustes

O calendário acadêmico da sede do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia, terá algumas diferenças em relação ao de Maceió e das demais unidades do interior. "Como os professores de Delmiro ainda faltam cumprir 75% da carga horária dos dias letivos do primeiro semestre -antes da deflagração da greve foram apenas 23 dias de aula-, eles vão concluir o período 2012.1 no final de dezembro e realizar as provas finais durante o recesso natalino. O início do segundo semestre será no dia 14 de janeiro", explicou o pró-reitor de graduação.

Veja o novo calendário em anexo.