Ciências Sem Fronteiras começa nesta segunda-feira teste de Língua Espanhola

O teste online é para candidatos a universidades de Língua Espanhola que não têm o Dele

- Atualizado em

Diana Monteiro - jornalista

Os candidatos ao Programa Ciência Sem Fronteiras com destino a universidades  espanholas e que não fizeram o teste  conhecido como Dele (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira) têm o prazo de 10 de dezembro (segunda-feira) a 18 de janeiro de 2013 para  a avaliação online, que é classificatória e consiste na primeira etapa do programa.

A avaliação é coordenada pela Faculdade de Letras (Fale), Universidade Federal de Alagoas,  associada ao Instituto Cervantes do Recife e consta de um teste online e um exame presencial . Este último tem inscrição e realização também de 10 de dezembro de 2012 a 18 de janeiro de 2013, mas só estarão aptos a essa segunda etapa os candidatos que forem aprovados na primeira etapa (teste online)

De acordo com a professora Jaqueline Vasquez, da Fale, serão avaliadas as capacidades de compreensão de texto, vocabulário, gramática e as capacidades de expressão e interação orais.

Teste online

Essa primeira etapa é gratuita, orientativa e seletiva e pode ser realizada em qualquer computador conectado à internet. Tem duração de 45 minutos e consta de: compreensão de texto (6 perguntas); alcance léxico (10 perguntas); e conhecimento gramatical (20 perguntas).

A segunda etapa, que é o exame presencial, consta de 15 minutos, tem como local a Faculdade de Letras, no campus A. C. Simões e exige o pagamento de uma taxa de R$ 160,00. Compõem  essa etapa de avaliação: exposição de um tema; descrição de uma imagem; diálogo em situação hipotética; e conversação para chegar a um acordo. Mais informações no site.