I – IDENTIFICAÇÃO Curso de Atualização sobre Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional às pessoas em uso de Crack e outras drogas. MODALIDADE: tutorial, modular e presencial DIAS: 6ª Feira (8:00-18:00h) e Sábado (8:00-12h) C.H.: 60h PÚBLICO ALVO: agentes comunitários de saúde e redutores de danos, agentes sociais e profissionais que atuam em Consultório de Rua. Total de vagas: 60 alunos (02 turmas) SEMESTRE/ANO: 1º e 2º semestre de 2011 CORPO DOCENTE: Clarissa M. Corradi-Webster, Erikson Felipe Furtado PRÉ-REQUISITOS: profissionais que atuam na rede SUS e SUAS
II – EMENTA Estudo sobre Intervenção breve e aconselhamento motivacional como estratégia de atenção aos usuários de crack e outras drogas, considerando a atenção psicossocial e políticas nacionais sobre drogas no âmbito do Sistema Único de Saúde e do Sistema Único de Assistência Social. III – OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM O aluno deverá ser capaz de: 1. Reconhecer a epidemiologia, política e legislação brasileira sobre drogas; 2. Caracterizar os diferentes padrões de uso de crack e outras drogas; 3. Identificar os recursos comunitários e suas articulações para promover a atenção integral à pessoa em uso de crack e outras drogas; 4. Conhecer a estratégia de Intervenção breve e aconselhamento motivacional para pessoas em uso de crack e outras drogas; 5. Aplicar Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional para pessoas em uso de crack e outras drogas. MÓDULOS E CONTEÚDO I Epidemiologia, Política e Legislação sobre drogas e Legislação sobre drogas e Rede de Atenção Integral
II Efeitos e conseqüências dos diferentes padrões de uso de álcool e outras drogas
III Intervenção breve e aconselhamento motivacional
V - METODOLOGIA DE ENSINO Os conteúdos serão abordados através de Metodologias Ativas: 1. Problematização 2. Vivências de grupo 3. Hole playing 4. Mapa Falante 5. Dramatização 6. Exposição oral e dialogada 7. Leitura e discussão de textos 8. Seminários 9. Estudo de caso 10. Filmes
VII - METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO A avaliação será realizada através da: a) Aplicação de pré e pós teste de conhecimento; b) Frequência; c) Elaboração de Proposta de Intervenção; d) Participação em Seminário Integrativo.
VIII – REFERÊNCIAS AMARANTE, P., Loucos pela Vida. A trajetória da Reforma Psiquiátrica no Brasil, Rio de Janeiro: Fiocruz, 1995.
AMARANTE, P., Psiquiatria Social e Reforma Psiquiátrica. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1998. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
BABOR TF, HIGGINS-BIDDLE JC. Intervenções breves para uso de risco e uso nocivo de álcool: manual para uso em atenção primária. Tradução de Clarissa Mendonça Corradi. Ribeirão Preto: PAI-PAD; 2003.
BABOR TF, HIGGINS-BIDDLE JC, SAUNDERS JB, MONTEIRO MG. AUDIT: teste para identificação de problemas relacionados ao uso de álcool: roteiro para uso em atenção primária. Tradução de Clarissa Mendonça Corradi. Ribeirão Preto: PAI-PAD; 2003.
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