I – IDENTIFICAÇÃO
Curso de Aperfeiçoamento em Crack e outras drogas MODALIDADE: modular, teórico-prático e presencial DIAS: 6ª Feira (8:00-18:00h) e Sábado (8:00-12h) C.H.: 60h PÚBLICO ALVO: profissionais de saúde de Hospitais Gerais Total de vagas: 60 alunos SEMESTRE/ANO: 1º semestre de 2011 CORPO DOCENTE: Erikson Felipe Furtado , Clarissa M. Corradi-Webster, Suzzana Bernardes, Evaldo Melo Oliveira PRÉ-REQUISITOS: Profissionais de saúde de Hospitais Gerais dos municípios alvos II – EMENTA Estudo de conceitos básicos relacionados ao uso de álcool, crack e outras drogas, identificação do padrão de consumo, redução de danos, rede de atenção à saúde, efeitos e agravos clínicos do uso crônico, identificação de gravidade e condutas clínicas em abstinência e intoxicação ao álcool, crack e cocaína e acolhimento ao usuário de crack e outras drogas no hospital geral, considerando a atenção psicossocial e políticas nacionais sobre drogas no âmbito do Sistema Único de Saúde.
III – OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM O aluno deverá ser capaz de: 1. Reconhecer a epidemiologia, política e legislação brasileira sobre drogas; 2. Conhecer a rede de atenção integral voltada às pessoas em uso de Crack, álcool e outras drogas; 3. Caracterizar os diferentes padrões de uso de álcool e outras drogas; 4. Descrever os efeitos e as conseqüências do uso de álcool e outras drogas; 5. Conhecer as diferentes abordagens psicossociais para pessoas com uso de álcool e outras drogas; 6. Atuar junto às pessoas com uso de álcool e outras drogas na lógica da redução de danos e da clinica ampliada; 7. Identificar a abstinência, a intoxicação e complicações diante do uso do crack, álcool e cocaína; 8. Desenvolver condutas clínicas em quadros de abstinência e intoxicação causada pelo uso do crack, álcool e outras drogas 9. Acolher a pessoa que faz uso de crack e outras drogas no hospital geral MÓDULOS, CONTEÚDO E CARGA HORÁRIA I Epidemiologia, Política e Legislação sobre drogas e Rede de Atenção Integral
II Efeitos e conseqüências dos diferentes padrões de uso de álcool e outras drogas 2.1 Conhecendo os efeitos e conseqüências do uso das drogas (álcool, tabaco, cocaína e crack, cannabis, anfetamina, alucinógenos) 2.2 Identificando as drogas depressoras, estimulantes e perturbadoras e seus efeitos sobre o ser humano 2.3 Identificando os padrões de uso de álcool e /ou outras drogas; 2.4 Monitorando o uso de substâncias psicoativas por meio de análises toxicológicas; III Abordagens psicossociais às pessoas em uso de crack, álcool e outras drogas 3.1 Conhecendo a redução de danos enquanto diretriz de cuidado e atenção no âmbito do SUS 3.2 Referencial teórico e técnico para a atenção ás pessoas em sofrimento psíquico (o trabalho no território, a clínica ampliada e centrada no sujeito) 3.2 Conhecendo as diferentes abordagens psicossociais às pessoas em uso de crack, álcool e outras drogas: a) relação de ajuda b) entrevista motivacional c) intervenção breve d) prevenção de recaída IV A abstinência, a intoxicação e suas complicações diante do uso do crack, álcool e cocaína 4.1 Identificando a abstinência, a intoxicação e suas complicações diante do uso de crack, álcool e cocaína 4.2 Conhecendo os efeitos e agravos do uso crônico, intoxicação aguda e abstinência
V Desenvolver condutas clínicas em quadros de abstinência e intoxicação por crack, álcool e outras drogas
5.1 Conhecendo as condutas clínicas em quadros de abstinência e intoxicação; 5.2 Aplicando as condutas clínicas em quadros de abstinência e intoxicação 5.3 Conhecendo o manejo e abordagem de pessoas em uso de crack e outras drogas; 5.4 Aplicando o acolhimento à pessoa que faz uso de crack, álcool e outras drogas em hospital geral. V - METODOLOGIA DE ENSINO Os conteúdos serão abordados através de Metodologias Ativas: 1. Problematização 2. Vivências de grupo 3. Hole playing 4. Mapa Falante 5. Dramatização 6. Exposição oral e dialogada 7. Leitura e discussão de textos 8. Seminários 9. Estudo de caso 10. Filmes
VII - METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO A avaliação será realizada através da:a) Aplicação de pré e pós teste de conhecimento; b) Frequência; c) Elaboração de Proposta de Intervenção; d) Participação em Seminário Integrativo. VIII – REFERÊNCIAS AMARANTE, P., Loucos pela Vida. A trajetória da Reforma Psiquiátrica no Brasil, Rio de Janeiro: Fiocruz, 1995.
AMARANTE, P., Psiquiatria Social e Reforma Psiquiátrica. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1998. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
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BABOR TF, HIGGINS-BIDDLE JC, SAUNDERS JB, MONTEIRO MG. AUDIT: teste para identificação de problemas relacionados ao uso de álcool: roteiro para uso em atenção primária. Tradução de Clarissa Mendonça Corradi. Ribeirão Preto: PAI-PAD; 2003.
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