Relatório de Docentes da CPA

Avaliação da Instituição pelos Docentes

INFRAESTRUTURA
3,35
As salas de aula são adequadas ao(s) curso(s) que estou vinculado(a)? 3,37
Os laboratórios/ateliês atendem às necessidades do(s) curso(s) que estou vinculado(a)? 3,1
O acervo da biblioteca atende às referências bibliográficas do PPC (Projeto Pedagógico do Curso) no que diz respeito às referencias básicas e complementares? 3,48
A infraestrutura disponível se mostrou adequada para o desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas não presenciais (ambiente virtual de aprendizagem, ferramenta de videoconferência e laboratórios virtuais)? 3,25
A sala de permanência do professor é adequada (sala compartilhada com outros docentes para estudos/orientação)? 3,28
Os banheiros são em número suficiente? 3,56
O serviço de limpeza atende às necessidades? 4,18
Os serviços do restaurante/cantina atendem às necessidades? 3,2
Os serviços de portaria e segurança atendem às necessidades? 3,73
Os espaços de convivência atendem às necessidades da comunidade acadêmica? 2,9
Caso tenha alguma deficiência e/ou mobilidade reduzida, estão contempladas as condições infraestruturais para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida na instituição? (RESPOSTA NÃO OBRIGATÓRIA) 2,76
GESTÃO
3,93
A administração central da UFAL atende aos critérios de uma gestão democrática, participativa, transparente e eficiente? 3,64
A UFAL estimula a qualificação de seus docentes através das suas políticas institucionais de fomento? 3,62
A gestão da Unidade/Campus ao qual estou vinculado atende aos critérios de uma gestão democrática, participativa, transparente e eficiente? 3,88
A Unidade/Campus tem uma política interna democrática e transparente de saída dos seus docentes para qualificação? 3,77
O(s) colegiado(s) do(s) curso(s) ao(s) qual/quais estou vinculado adota(m) as decisões de forma democrática, participativa e transparente? 4,21
A gestão do(s) curso(s) ao(s) qual/quais estou vinculado atende aos critérios de uma gestão democrática, participativa, transparente e eficiente? 4,17
O(s) núcleo(s) docente(s) estruturante(s) do(s) curso(s) ao(s) qual/quais estou vinculado adota(m) as decisões pedagógicas de forma democrática, participativa e transparente? 4,05
Os processos administrativos são tramitados em tempo hábil? 3,45
Estou ministrando disciplinas na área de conhecimento de minha qualificação. 4,54
ATUAÇÃO DOCENTE
4,38
Conheço ou procuro informações sobre metodologias e recursos didático-pedagógicos que têm sido utilizados de forma contextualizada às demandas nas minhas disciplinas. 4,43
Apresento o plano de ensino no início de cada semestre e discuto os objetivos da disciplina e de todo o plano de trabalho com os alunos. 4,79
Estou disponível para o esclarecimento de dúvidas fora do horário de aula. 4,62
Respeito os horários das aulas (assiduidade e pontualidade). 4,77
Cumpro o programa da disciplina. 4,72
Apresento os critérios avaliativos e utilizo instrumentos de avaliação de nível de exigência coerente com o conteúdo ministrado. 4,83
Tenho participado de cursos/eventos de atualização pedagógica. 3,52
Tenho participado de cursos/eventos na minha área de atuação. 3,93
Utilizo recursos didático-pedagógicos adequados e acessíveis para pessoas com deficiências, quando há alunos com deficiência em sala de aula. (RESPOSTA NÃO OBRIGATÓRIA) 3,81
Número de Respondentes 1249
Ótimo - Sempre: 4,5 ≤ Nota ≤ 5
Bom - Muitas vezes: 3,5 ≤ Nota < 4,5
Regular - Às vezes: 2,5 ≤ Nota < 3,5
Ruim - Raramente: 1,5 ≤ Nota < 2,5
Péssimo - Nunca: 1 ≤ Nota < 1,5

Enquanto as pontuações para cada uma das questões são calculadas pela média aritmética das pontuações atribuídas pelos docentes, os valores agregados para os setores INFRAESTRUTURA, GESTÃO e ATUAÇÃO DOCENTE são calculados por média aritmética das pontuações atribuídas para as questões associadas ao respectivo setor.